Casa de Vidro, ícone da arquitetura moderna em São Paulo

Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi/Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo

Em 1951 a cidade de São Paulo se expandia para além do rio Pinheiros (Zona Oeste), onde foi construída a residência de Lina Bo Bardi, a arquiteta ítalo-brasileira que projetou obras como o Masp (Museu de Arte de São Paulo  Assis Chateaubriand), o Sesc Pompeia e o Teatro Oficina.  Sua casa ficou conhecida como “Casa de Vidro”, devidos aos grandes panos envidraçados das fachadas.

O imóvel possui linhas simples e aproveita o declive do terreno para manter a frente da casa elevada, sustentada por tubos de aço. Uma escada externa dá acesso ao interior. A sala, de ambientes integrados, tem paredes de vidro na frente e na lateral, fazendo com que a obra aparente leveza e integração com o ambiente externo —um jardim de 700 m² projetado e plantado pela própria arquiteta.

Fachada e jardim da Casa de Vidro/Fernando Stankuns

Lina era casada com Pietro Maria Bardi, jornalista, crítico e colecionador de arte, fundador do MASP junto com o empresário Assis Chateaubriand.  O lar do casal se tornou ponto de encontro de diversos intelectuais, artistas e arquitetos. Entre eles, os designers e arquitetos Max Bill, da Suécia e Gio Ponti, da Itália, e o compositor americano John Cage.

Em 1987 a Casa de Vidro foi tombada em nível estadual pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) e, em 1992, em nível municipal pelo Conpresp (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo). A proteção federal veio em 2007 com o tombamento pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Rua General Almério de Moura, 200 – Bairro do Morumbi, Zona Sul, São Paulo.
Próximo à Capela do Morumbi (veja mapa abaixo)

Visitação
A casa de vidro é a sede do Instituto Lina Bo e P. M. Bardi. Durante as exposições temporárias, suas visitas são abertas ao público. Caso contrário, devem ser agendadas via e-mail.

Gratuita

Agendamento: educativo@institutobardi.com.br
Horário de Funcionamento: quinta a domingo, das 10h às 16h.

mapa_casa_de_vidro