Conheça o Instituto Biológico e seu edifício em art déco na Vila Mariana

Fachada do Instituto Biológico, Vila Mariana, São Paulo/Arte Fora do Museu

Fachada do Instituto Biológico, Vila Mariana, São Paulo/Arte Fora do Museu

O prédio do Instituto Biológico, como passou a ser conhecido a partir de 1960, foi construído na região então chamada Invernada dos Bombeiros, uma várzea cortada pelo Córrego do Sapateiro, onde é hoje a Vila Mariana. Atrás do edifício principal estão os remanescentes do antigo cafezal, que ainda produz colheitas nos meses de maio e junho, quando é possível visitar.

Arquitetura do conjunto se insere na linguagem art déco, mais especificamente em sua vertente escalonada, ou seja, com volumes e planos de fachada sobrepostos em forma de degraus. O edifício principal é um volume imponente, equilibrado pela simplicidade das outras construções do conjunto original, todas revestidas com argamassa de pós de pedras em tom róseo.

A criação do Instituto Biológico de Defesa Agrícola e Animal foi uma resposta à praga que atacava as plantações de café em São Paulo, na época o principal produto de exportação do estado. O projeto arquitetônico é de Mario Whately. Demorou 17 anos para ser concluído devido a irregularidades financeiras e acontecimentos políticos, como as Revoluções de 1930 e 1932, e o Golpe de 1937.

O conjunto foi tombado em 2002 pelo Condephaat (conselho do patrimônio do Estado de São Paulo), e em 2014 pelo Conpresp (conselho do patrimônio da cidade de São Paulo), pela relevância da linguagem art déco, marcante na década de 1930 em São Paulo, que reflete os ideais de modernidade da época.

Imagem aérea do Instituto Biológico/Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo
Imagem aérea do Instituto Biológico/Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo

SERVIÇO

Instituto Biológico
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana
Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Cafezal
Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1252, Vila Mariana
As visitas devem ser marcadas com antecedência pelo do telefone (11) 5087-1704 – Falar com Harumi Hojo

Museu do Instituto Biológico
Avenida Dr. Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana – Próximo à estação Ana Rosa do metrô
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h