O edifício do DOPS e sua transformação dentro da história de São Paulo

Memorial da Resistência, antigo prédio do DOPS, São Paulo, Santa Efigênia/Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo

Memorial da Resistência, antigo prédio do DOPS, Santa Efigênia/Guia de Bens Culturais da Cidade de São Paulo

Unindo diversos estilos arquitetônicos, o ecletismo começou em meados do século 19 e durou até as primeiras décadas do século 20, tendo Ramos de Azevedo, em São Paulo, como um de seus grandes nomes.  Entre suas obras está o edifício do DOPS (Departamento de Ordem Política e Social), conhecido por suas atividades na época da ditadura, em 1964.

Com linhas elegantes e sóbrias, o edifício de tijolo aparente e detalhes em relevo na fachada foi construído para servir de armazém e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana, e forma, com as Estações da Luz e Júlio Prestes, o conjunto ferroviário de maior expressão em São Paulo.

Seu uso foi diversificado ao longo do tempo, mas adquiriu visibilidade ao servir de sede para o DOPS entre 1942 e 1983. O órgão foi criado em 1924 com a função declarada de administrar a ordem social. Em 1927 classificou diversos estabelecimentos, assim como seus operários, de acordo com ofício e associação de classe.

Em 1964 durante a Ditadura, reprimiu e controlou movimentos sociais e políticos que se opunham ao governo. Durante esse período o prédio serviu como prisão.

Após a extinção do DOPS, em 1998, o prédio foi entregue à Secretaria de Estado da Cultura, quando passou por uma reforma que recuperou sua fachada original e teve seu interior remodelado.

Hoje o prédio serve de espaço para o Memorial da Resistência, dedicado a preservar as memórias da época da ditadura, através de exposições, ações educativas e culturais, e coletas de depoimentos de ex-presos políticos, familiares de vítimas ou ex-funcionários do DOPS.

Serviço
Largo General Osório, 66 – São Paulo, SP
Próximo às estações Júlio Prestes e Luz.

Visitação
Quarta a segunda (fechado às terças), das 10h às 18h

Entrada
Gratuita

Site:
http://www.memorialdaresistenciasp.org.br/memorial/